Informações Mezanino

Mais informações técnicas sobre o Mezanino

O sistema de armazenagem do tipo mezanino é uma solução que aproveita a altura do local, maximizando de forma significativa o aproveitamento volumétrico de um determinado local através do aumento da área útil pela inserção de um ou mais níveis de pisos, disponibilizando, assim, novas locações que podem ser utilizadas como escritórios, vestiários, salas, almoxarifados, armazenamento de materiais, maquinários, dentre outras muitas formas de utilização.

A capacidade de carga máxima do mezanino é dimensionada de acordo com as necessidades específicas de uso de cada cliente, sendo que os mezaninos podem se fazer acompanhar de escadas, pisos, guarda-corpos, divisórias metálicas, rampas, portões de acesso, plataformas, e outros acessórios diversos.

O mezanino permite a utilização de diversos tipos de pisos, tais como: aço, do tipo grelha (vazados), anti-derrapantes, placas de "wall" (cimentício ou fenólico), MDF, dentre outros. O apoio a estes pisos é dado pelas vigas sob eles, as quais recebem as cargas solicitantes e as transferem para as colunas, sapatas (há alguns casos específicos onde é necessária a utilização de sapata corrida para melhor distribuição das cargas) e chumbadores.

É importante ressaltar que os nossos mezaninos são totalmente desmontáveis, possuindo, para isso, ligações parafusadas e cantoneiras atuando como garras, tornando-se, portanto, um verdadeiro ativo da empresa, haja vista que podem ser realocados em outros locais, sofrer alteração de lay-out, ser reduzido, ampliado ou mesmo vendido.

A opção mais comum para o acesso ao mezanino é através de escadas que podem ser locadas interna ou externamente à estrutura. Estas escadas podem ser de lance único, com um ou mais patamares intermediários, em formato de "L", de "U", ou, ainda, em “caracol”, conforme a necessidade de uso e a disponibilidade de espaço de cada cliente.

Frisa-se que tanto as escadas como as bordas sem parede do mezanino devem possuir guarda-corpos pintados na cor amarela, conforme as normas vigentes de segurança no trabalho.

Em alguns casos específicos, é necessária a utilização de travamentos, minimizando os efeitos dos esforços horizontais que o mezanino possa sofrer, reduzindo possíveis desconfortos provocados por eventuais deslocamentos indesejáveis.

Além de todas as interessantes características supracitadas, o mezanino metálico tem a grande vantagem de ser rapidamente montado, garantindo, por conseguinte, que o local onde ele será instalado sofra interferências pelo menor tempo possível, tudo com muita agilidade e limpeza, sendo esta característica de fácil montagem a maior vantagem sobre os modelos tradicionais feitos por concreto ou mesmo os mezaninos não desmontáveis (feitos e soldados no próprio local).

Mezanino

Componentes Básicos de um Mezanino:

São elementos metálicos inseridos (normalmente em concreto) com a finalidade de garantir uma ancoragem eficaz ou apenas constituindo um elemento de fixação.

Possuem as funções de fixações e ligações entre diferentes elementos que constituem um sistema. Não utilizam arruelas por terem uma área de contato maior que a de um parafuso comum.

Elemento destinado a aumentar a área de contato entre a coluna e o piso. Com isso, as cargas que atuam na coluna são redistribuídas de forma mais suave, evitando grandes pressões que possam gerar recalques.

Elemento destinado a multiplicar a área de contato entre a coluna e o piso. É utilizado em casos que necessitam de uma maior distribuição de cargas.

Elemento unidimensional, geralmente vertical, que garante o vão vertical dos compartimentos, fornecendo apoio às vigas.

As junções entre a coluna e a viga são realizadas através de cantoneiras ligadas às vigas e parafusadas nas colunas. Deste modo, a montagem torna-se rápida e segura.

Elemento Unidimensional, geralmente horizontal, que vence os vãos entre as colunas dando apoio às lajes, pisos, alvenarias e a outras vigas (secundárias).

Elemento formado por degraus destinado a ligar locais aonde existe diferenças de níveis. Pode possuir espelhos (parte vertical entre degraus) ou não.

O piso é um elemento complementar para o perfeito desempenho do mezanino. Para cada finalidade de utilização existem opções que atendem as solicitações de esforços necessários. Os tipos mais utilizados são: MDF, Wall Cimentício, Wall Fenólico, Piso Metálico Xadrez, Perfil Metálico, Piso Metálico Anti-derrapante, Piso Metálico Grelhado.

Elemento destinado à proteção, instalado normalmente em bordas de sacadas, escadas, rampas, mezaninos e passarelas. É composto por montantes (elementos verticais), travessas (elementos horizontais ou inclinados) e peitoris (travessas situadas na parte superior do guarda-corpo). Podem ser acrescidos de rodapés e sistemas de abertura lateral, por remoção ou de correr.

Em alguns casos, é necessária a utilização de travamentos que minimizem os efeitos de esforços horizontais que a estrutura possa sofrer, reduzindo possíveis desconfortos.