Informações Drive-in / Drive-Trough

Informações técnicas sobre Drive In - Through

O sistema de armazenagem do tipo Drive In / Through é a opção ideal para o armazenamento de grandes quantidades de volumes quando há pouca variedade e baixa seletividade de itens, uma vez que esse sistema possibilita o máximo aproveitamento da área disponível. Compreender a seletividade de cada item é muito importante na definição do Drive In / Through de um Centro de Distribuição, pois leva a delimitar o melhor tipo de estrutura em função desta necessidade:

  • FIFO - First in, first out (o primeiro que entra é o primeiro que sai);
  • LIFO - Last in, first out (o último que entra é o primeiro que sai);
  • LEFO - Last experied, first out (o primeiro que vence é o primeiro a sair).

Nossas estruturas de Drive In / Through apresentam um sistema seguro de ligações aparafusadas que agilizam o processo de montagem e desmontagem, sendo que as longarinas possuem cantoneiras atuando como garras. Essas estruturas são um ativo da empresa, haja vista que podem ser realocadas em outros locais, sofrer alteração de lay-out, reduzidas, ampliadas ou mesmo vendidas. As cargas são apoiadas nas longarinas e são transferidas para as colunas, sapatas e chumbadores. Há alguns casos em que é necessária a utilização de uma sapata corrida, para melhor distribuição das cargas. Para dar mais rigidez ao conjunto são acrescentadas travessas e diagonais unindo dois montantes. A união de dois montantes mais as longarinas formam um módulo. O sistema Drive In / Through possui acessórios complementares para uma perfeita adequação aos seus produtos, tais como: tranversinas / divisores, planos de sustentação, limitadores de profundidade, dentre outros. A Rodipa também indica os opcionais de segurança que são amplamente recomendados por nossos engenheiros, como protetores de coluna, protetores de conjuntos e trilhos guia.

Informações Drive-in / Drive-Trough

Componentes básicos de um Drive-in / Drive-Trough:

Elemento metálico inserido, normalmente em concreto, com a finalidade de garantir uma ancoragem eficaz (ou apenas constituindo um elemento de fixação).

Elemento unidimensional, geralmente vertical, que garante o vão vertical dos compartimentos, fornecendo apoio às vigas.

Aumenta a rigidez do conjunto estrutural minimizando os efeitos de esforços horizontais que a estrutura possa sofrer, reduzindo possíveis deslocamentos. Assim, há ganhos nas resistências à flambagem e à compressão.

Elemento que distância duas laterais estruturais (opcional).

Elemento que limita a profundidade da alocação da carga sobre a estrutura.

Conjunto composto por colunas, sapatas, travessas e diagonais.

Acessório que protege a coluna da estrutura contra pequenas colisões, delimitando as manobras de empilhadeiras. Podem ser locados junto as entradas das ruas.

Dimensionado conforme o tipo de empilhadeira utilizada, protege o conjunto de eventuais impactos provenientes destas ferramentas de movimentação.

Caminho de acesso para os paletes / empilhadeira, paralelo às longarinas, formado por dois conjuntos de laterais.

Elemento destinado a aumentar a área de contato entre a coluna e o piso. Com isso, as cargas que atuam na coluna são redistribuídas de forma mais suave, evitando grandes pressões que possam gerar recalques.

Elemento destinado a multiplicar a área de contato entre a coluna e o piso. É utilizada em pisos que necessitem de uma maior distribuição de cargas.

Partes que, fixadas às colunas, sustentam as longarinas que recebem os paletes.

Elemento unidimensional, geralmente horizontal, que vence os vãos entre as colunas realizando o travamento entre elas.

Aumentam a rigidez do conjunto estrutural, minimizando os efeitos de esforços horizontais que a estrutura possa sofrer, reduzindo possíveis deslocamentos. Assim, há ganhos nas resistências à flambagem e à compressão.

Como o próprio nome diz, é uma guia que atua como trilho para empilhadeiras e máquinas de movimentação, fixados junto ao piso e aos montantes (opcional).

Elemento que auxilia no travamento e na estabilidade do Drive.

Estrutura apoiada nos suportes que recebe e distribui as cargas dos paletes.